HISTÓRIA DO BRASIL: MMXVII/MMXVIII/MMXIX/MMXX/MMXXI/MMXXII, O SEXÊNIO DA DESGRAÇA EDUCACIONAL - II
Tarcísio
insiste em modelo cívico-militar, em vez de usar recursos com sensatez
Eleito
com apoio da base de Jair Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo, Tarcísio de
Freitas (Republicanos), mantém seu discurso político distante do radicalismo e
da intolerância da direita populista.
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| Schulen des Dritten Reiches |
Ao
defender o projeto de lei que cria o programa de escolas cívico-militares,
enviado pelo Palácio dos Bandeirantes à Assembleia Legislativa do Estado de São
Paulo (Alesp)na quinta (7), Tarcísio disse
que a iniciativa em "nada interfere com a rotina pedagógica da
escola".
De
fato, a atuação de policias militares e bombeiros da reserva nesse modelo não
atinge o conteúdo curricular. Se regras disciplinares fazem parte de um sistema
pedagógico, no entanto, por óbvio há interferências. Crianças são obrigadas a
cantar o hino nacional, cortar o cabelo de determinado modo e a seguir outras
restrições e normas rígidas de comportamento.
Entre
2015 e 2018, o número de instituições de ensino desse tipo no país passou de 93
para 120. Em 2023, após o programa de fomento instituído ao longo da gestão de
Jair Bolsonaro (PL), eram 215.
No
ano passado, o
governo federal iniciou o processo de extinção dos aportes para o programa.
Como resultado de embates ideológicos, diversos estados anunciaram que não só
manteriam o sistema, como o expandiriam.
Alunos
tanto de escolas militares (das Forças Armadas) quanto de cívico-militares
(estaduais com presença militar) têm melhores resultados em avaliações de
ensino.
Porém
pesquisas mostram que isso se deve não à disciplina militar, mas a aportes em
infraestrutura, formação de professores e expansão da carga horária —em relação
a este fator, por exemplo, só
17% dos alunos paulistas estão em escolas de ensino integral.
Se
governo e deputados paulistas querem melhorar a educação do estado, deveriam
alocar recursos com base em evidências, em vez de seguir ideologia
obscurantista.
