MAX WEBER
- “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” (1905): Neste livro, Weber explora a relação entre os valores religiosos protestantes, especialmente o calvinismo, e o desenvolvimento do capitalismo moderno. Ele argumenta que a ética protestante, com sua ênfase no trabalho árduo, poupança e disciplina, contribuiu para a formação de uma mentalidade favorável ao crescimento econômico.
“A Política como Vocação” (1919): Neste ensaio, Weber discute a natureza e os desafios da política moderna. Ele explora o conceito de “vocação” (Beruf), referindo-se à política como uma atividade que exige compromisso e responsabilidade. Weber também discute os tipos ideais de dominação (racional-legal, tradicional e carismática) e explora como os líderes políticos ganham autoridade.
“A Objetividade do Conhecimento na Ciência Social e na Política Social” (1904): Este trabalho aborda a questão da objetividade na pesquisa social. Weber argumenta que os pesquisadores devem buscar compreender o significado subjetivo das ações sociais, enquanto também se esforçam para manter uma distância crítica. Ele explora os desafios de equilibrar a objetividade com a compreensão das perspectivas individuais.
“Economia e Sociedade” (publicado postumamente em 1922): Esta é uma obra abrangente que reúne vários ensaios e escritos de Weber. O livro aborda temas como os tipos de ação social, a teoria da burocracia, a tipologia da dominação, a sociologia da religião e a análise das relações sociais e econômicas.
“A Ética das Profissões e a Ética Econômica dos Espíritos do Capitalismo” (1908-1910): Embora não tenha sido publicado como um único livro, esse conjunto de ensaios explora a ética e os valores subjacentes a diferentes profissões e atividades econômicas. Weber examina como diferentes esferas da vida influenciam as motivações e as perspectivas individuais.
Esses livros são apenas alguns exemplos do rico legado intelectual deixado por Max Weber. Suas ideias continuam a influenciar o pensamento nas áreas da sociologia, economia e teoria política até os dias atuais.
Autor: Paulo Gala é graduado em Economia pela FEA-USP. Mestre e Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Foi pesquisador visitante nas Universidades de Cambridge UK e Columbia NY. Foi economista, gestor de fundos e CEO em instituições do mercado financeiro em São Paulo. É professor de economia na FGV-SP desde 2002. Brasil, uma economia que não aprende é seu último livro. Conselheiro da FIESP e Economista-chefe do Banco Master
