HISTÓRIA DO BRASIL - ANO MMXXIII DO QUADRIÊNIO DA ESPERANÇA: DEFLAÇÃO EM JUNHO/2023

 


Artigo publicado originalmente no site Brasil 247

Paulo Gala diz que país deve registrar deflação em junho e PIB, crescer 2%

Para o economista, as notícias recentes são positivas e a perspectiva de retomada econômica está ganhando força

O economista Paulo Gala afirmou neste domingo (18/06/23) que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial que mede a inflação no país, deve registrar uma queda neste mês de junho. Se a previsão se confirmar, será mais um elemento de pressão pela queda na taxa básica de juros, que está em 13,75%. 

Em uma sequência de publicações no Twitter, Paulo Gala relatou que nos meses de junho, julho e agosto, é comum que os preços se estabilizem ou até mesmo diminuam, devido à queda nesse período. "Há uma grande chance de o IPCA entrar em deflação em junho, considerando o cenário atual", afirmou. 

Segundo o economista, foi divulgado neste domingo o IBCBR, indicador de atividade econômica do Banco Central, que registrou crescimento de 0,56% em relação a março. "Essa é mais uma surpresa positiva para a economia brasileira, equilibrando os dados do setor de serviços, que apresentou queda de mais de 1% em abril", disse Gala. O IBCBR é uma estimativa do PIB e não necessariamente reflete a realidade econômica. "No entanto, um aumento de 3,88% em relação ao mesmo período do ano passado mostra que o PIB se recuperou e voltou ao nível de 2011-2012, após uma década de destruição", acrescentou.

"As notícias recentes são positivas e a perspectiva de retomada econômica está ganhando força, principalmente com os cortes de juros que devem ser realizados em agosto", completou. 

Postagens mais visitadas deste blog

ÍNDICE DE GINI

KEYNESIANISMO

TEOREMA DE STOLPER - SAMUELSON - 1