JOHAN GUSTAF KNUT WICKSELL

 


Johan Gustaf Knut Wicksell (Estocolmo, 20 de Dezembro de 1851Stocksund, 3 de Maio de 1926) foi um economista sueco.

Knut Wicksell usou o conceito "natural" a fim de explicar o equilíbrio de longo prazo da taxa de juros. Em seu trabalho Interest and Prices, Wicksell escreveu sua versão da Teoria Quantitativa da Moeda, com uma visão particular a respeito dos efeitos indiretos da oferta da moeda nos preços. Desenvolveu também a Teoria da Produtividade Marginal, que afirma que o preço de cada fator de produção deve se igualar a produtividade marginal. Wicksell também afirmou que uma alocação eficiente de recursos não garantia uma distribuição justa, pois apenas tomaria forma de uma injusta e pré-existente alocação de renda.

As teorias de Wicksell sobre os preços e quantidades colaboraram decisivamente para a macroeconomia desenvolvida na Escola de Estocolmo. Wicksell pode também ser considerado um Malthusiano, pois defendia o uso do controle de nascimento.

O seu valor como teórico evidenciou-se na sua teoria da produtividade marginal, formulada como síntese das correspondentes teorias de Jevons e Menger e da teoria do capital de Böhm-Bawerk, numa estrutura walrasiana de equilíbrio geral. Trabalhou também na teoria do capital e do juro e distinguiu-se na teoria monetária, sua maior contribuição para a análise económica.

 

RESUMO

1) O sueco criou o conceito da "taxa de juros natural", o Santo Graal procurado por todos os Bancos Centrais, em que a poupança e o consumo se equilibram de modo que a economia trabalhe no potencial máximo sem inflação.

2) Se a taxa de juros está abaixo do ideal, a demanda se aquece, e os preços sobem. Da mesma maneira, taxa de juros acima do equilíbrio freia a economia e reduz os preços.

Wikipédia, ensina.

 

Postagens mais visitadas deste blog

ÍNDICE DE GINI

KEYNESIANISMO

TEOREMA DE STOLPER - SAMUELSON - 1